São as áreas escurecidas ao redor dos olhos, formadas pela alta concentração de melanina ou o excesso de vasos sanguíneos na pálpebra e abaixo dos olhos. Elas podem ser melânicas, vasculares, estruturais ou mistas, e as cores variam entre os tons de marrom, azul e roxo.
As causas podem ser fatores genéticos (que infelizmente não podemos mudar!) ou fatores externos. Dentre os fatores externos, temos: exposição solar, tabagismo, etilismo, privação de sono, uso de medicamentos (incluindo o anticoncepcional), gestação, algumas doenças e desidratação.
Fatores que agravam as olheiras
Privação de sono, uso de cigarro e álcool, exposição solar, friccionar demasiadamente a pele das pálpebras (pois rompe vasinhos sanguíneos) e beber pouca água.
Tratamos com uma combinação de tratamento que é indicado de acordo com cada caso. Agende uma consulta e saiba como tratar suas olheiras.
Tem coloração de marrom claro a marrom escuro, pois surgem devido ao acúmulo de melanina na pele, que é um pigmento castanho.
A anatomia óssea e a deposição de gordura na face do paciente dão à região um aspecto “afundado”, que contribui para o efeito de escurecimento da pele da pálpebra pela sombra.
São chamadas de olheiras vasculares e possuem coloração arroxeada ou azulada, devido ao aumento da quantidade de vasos sanguíneos ou pela congestão dos vasos sanguíneos da região periocular O.
São o tipo mais comum! São aquelas em que se tem uma combinação de mais de um tipo de olheira.